Voltar
Comunicação e Imprensa

Projeto Livros Livres, da Trensurb, promove ação de bookcrossing na estação Mercado

n/d

100 livros de diversos gêneros foram distribuídos no interior de dois trens que partiram da Estação Mercado na tarde desta terça-feira (30). A ação é parte do projeto Livros Livres, realizado pela Trensurb em parceria com o Banco de Livros, parte integrante da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). O objetivo é incentivar a leitura e o compartilhamento de conhecimento, além de divulgar os serviços do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), biblioteca com duas unidades mantidas pela Trensurb, localizadas nas estações Mercado e Novo Hamburgo. 

Em nova fase, o projeto irá promover duas ações mensais de bookcrossing – prática que consiste em se deixar livros em locais públicos para que alguém os encontre e, após a leitura, possa passá-los adiante. Cada uma das ações no mês será realizada em uma das estações terminais do metrô, onde ficam as unidades do EMLsT – Mercado e Novo Hamburgo. Anteriormente, os livros, em sua maioria doados pelo Banco de Livros, eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações. 

Usuária do metrô, a aposentada Sueli Soares considera importante a realização de ações desse tipo: “É muito positiva, incentiva a leitura para quem não tem acesso ao livro”. Sueli conta que, sempre que pode, costuma ler durante a viagem de trem. Para ela, quando se lê um livro, o tempo que as pessoas passam no transporte público pode ser um momento de aprendizado. 

 

Biblioteca no metrô 
  
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado, o EMLsT ganhou uma unidade adicional no saguão da Estação Novo Hamburgo em março deste ano. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do Espaço conta com cerca de 8 mil exemplares (dos quais 2,3 mil estão na unidade hamburguense). Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se gratuitamente, indo até uma das unidades e apresentando documento de identificação, CPF e comprovante de endereço. Quem já se associou na unidade da Estação Mercado não precisa fazer um novo cadastro para utilizar o serviço na Estação Novo Hamburgo. O horário de funcionamento de ambas as unidades é das 12h às 18h. 

 

Fonte: Trensurb - Kauê P. Menezes - Jornalista - Mtb 14990 

Foto: Wellington Marques/Trensurb