Voltar
Comunicação e Imprensa

Banco de Livros recebe doações na Feira do Livro de Porto Alegre

n/d

O Banco de Livros participa de 1º a 18 de novembro, da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, e convida toda a população a doar livros novos e usados, os quais beneficiarão centenas de entidades gaúchas e projetos desenvolvidos. O Estande está localizado na Praça da Alfândega, próximo à Praça de Autógrafos e Balcão de Informações da Feira. No estande do Banco de Livros, uma equipe formada por colaboradores e voluntários recepcionarão o público e receberão as doações.

O Banco de Livros é presidido por Waldir da Silveira, e é um dos 14 Bancos integrantes da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Já recebeu 1.203.000 exemplares, e através das doações, formou salas de leitura e biblioteca em 1.026 instituições, tais como escolas infantis, presídios, bibliotecas comunitárias, Unidades da Fase, Postos de Saúde, entre outros. Cerca de 85% das instituições beneficiadas também receberam dos Bancos Sociais da FIERGS computadores, mesas, cadeiras, estantes, tapetes, almofadas e cortinas para a montagem de espaços de leitura.

O Banco de Livros entende que um dos seus papéis na sociedade é o de ser agente de implementação de ações educativas e culturais, que façam o conhecimento circular e chegar até as pessoas que não possuem acesso à leitura, proporcionando ao beneficiado informação, reduzindo assim as desigualdades. O Banco de Livros realiza a captação de livros, faz a triagem, higienização, verifica as necessidades e infraestrutura do acervo, define o perfil do leitor da instituição e seleciona o acervo de acordo com o público-alvo, organiza o espaço de leitura da instituição e finalmente entrega as obras para circulação. Empresas e pessoas físicas também podem doar diretamente no Banco de Livros, localizado na Av. Francisco Silveira Bitencourt, 1928 – Bairro Sarandi, ou ainda nas lojas da RedLar e estacionamentos Safe Park.