Voltar
Comunicação e Imprensa

Banco de Livros recebe doações na Feira do Livro

n/d

O Banco de Livros participa da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre de 30 de outubro a 15 de novembro, na Praça da Alfândega. A população poderá doar exemplares novos e usados, os quais beneficiarão diversas entidades e projetos atendidos pelo Banco de Livros. Juntamente com parceiros, o Banco de Livros lançará o 2º volume do livro “Vozes de um Tempo”, escrito por apenados de mais de 20 estabelecimentos prisionais.
 
Colaboradores do Banco de Livros e Voluntários da Ong Parceiros Voluntários recepcionarão o público e receberão as doações no Estande do Banco de Livros, localizado próximo a Praça de Autógrafos. Além da arrecadação no Estande, serão coletados livros em quatro postos, localizados nos balcões de informações (adulto e infantil), no Memorial do Rio Grande do Sul e na Praça de Autógrafos. 
 
O Livro “Vozes de um Tempo, 2”, será lançado no dia 11 de novembro, às 17h, na Casa do Pensamento, em frente ao Memorial do RS. O Livro foi escrito por apenados dos estabelecimentos prisionais do Rio Grande do Sul, que enviaram textos e ilustrações. A obra permite a reflexão de que mesmo com o corpo aprisionado, a liberdade de pensamento ultrapassa as paredes e grades, abrindo novos horizontes. O Livro contou com a parceria do Banco de Livros, da Superintendência dos Serviços Penitenciários, por meio do Departamento de Tratamento Penal e da UniRitter.

Integrante da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, o Banco de Livros tem como missão fazer o conhecimento circular e chegar até as pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade social e que historicamente não tiveram acesso a literatura e leitura como fonte de conhecimento para o desenvolvimento da cidadania. Em seis anos de atuação, o Banco de Livros já doou 299.468 livros para 451 entidades beneficiadas no Rio Grande do Sul. Grande parte das entidades beneficiadas recebem além dos livros computadores, mesas, cadeiras, estantes, tapetes, almofadas e cortinas para a montagem de espaços de leitura. 

No Banco de Livros, uma equipe especializada faz a triagem e a higienização dos exemplares, verificando as necessidades das instituições quanto à infraestrutura e acervo, selecionando as obras de acordo com o perfil do público-alvo, organizando o espaço de leitura e distribuindo os livros.

O Banco de livros também desenvolve diversos Projetos. O “Passaporte para o Futuro”, já instalou bibliotecas em 94 Presídios do Rio Grande do Sul. O Projeto “Tesouro Literário” visa a implantação e montagem de salas de leitura e doação de livros nas unidades da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo-FASE. Os Postos de Saúde de Porto Alegre também são beneficiados com a montagem de bibliotecas através do Projeto “Cultura na Veia”. No mês de setembro, foi lançado um novo projeto em parceria com o Banco de Livros, o “Bibliotáxi Poa”, o qual incentiva a leitura e a troca de conhecimento entre os passageiros de táxi da capital.