Voltar
Comunicação e Imprensa

Banco de Livros lança o 5º volume do livro “Vozes de um Tempo” na Feira do Livro

n/d

 

O Banco de Livros, integrante da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS, lançou, no dia 8 de novembro, o 5º volume do Livro “Vozes de Um Tempo”, na Feira do Livro de Porto Alegre. A cerimônia aconteceu no Espaço Jovem Petrobras, na Praça Alfândega, e contou com a participação do Presidente do Banco de Livros, Waldir da Silveira e da Bibliotecária Responsável do Banco de Livros, Neli Miotto. Quatro apenados autores, das cidades de Arroio do Meio, Júlio de Castilhos e Tupanciretã participaram autografando as obras.

 

O evento faz parte do Passaporte para o Futuro, Projeto idealizado em 2012, pelo Banco de Livros, a partir de uma parceria com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) e o Balcão da Cidadania. Desde então, são 10 anos ininterruptos de trabalho, onde o maior objetivo é assegurar às pessoas privadas de liberdade o acesso à informação e literatura, visando o desenvolvimento da pessoa e o preparo para o exercício da cidadania plena, além de subsidiar apenados e apenadas com materiais literários para a preparação para o ENEM de pessoas privadas de liberdade e Remição pela Leitura. 

 

No último volume do “Vozes de um Tempo”, foram recebidos, para seleção, 465 textos e ilustrações, de 48 estabelecimentos prisionais, dos quais foram selecionadas 159 produções, de 139 autores diferentes  para a composição da obra.

 

“É gratificante observar o retorno positivo dos privados de liberdade, que se dá com o aumento nas solicitações de livros e nos índices de leitura, aprovações no ENEM para pessoas privadas de liberdade e, principalmente, nas produções de textos, que são a base desta obra.” Destaca Waldir da Silveira, Presidente do Banco de Livros.

 

O último volume da obra “Vozes de um Tempo” recebeu um número muito acima daquelas 80 e poucas produções de quando foi realizada a primeira publicação, em 2012. “Esta é uma demonstração de empenho dos profissionais que atuam no Banco de Livros, no sistema prisional e no coletivo Balcão da Cidadania que visam proporcionar o acesso à informação trazendo a arte como diálogo, fazendo da leitura, uma ponte para a liberdade, abrindo portas e janelas para além das grades e muros, ao integrar a sociedade civil às vozes de um tempo de quem está recluso.” Enfatiza Neli Miotto, Bibliotecária Responsável pelo Banco de Livros.

 

Participaram ainda do evento a Diretora do Departamento de Políticas Penais (DPP) da SJSPS, Lea Duarte, que esteve representando o Secretário da Pasta, Mauro Hauschild; o Diretor do Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe, Cristian Colovini, o qual participou do evento como representante do Superintendente da Susepe; o Presidente da Câmara Rio-grandense do Livro, Maximiliano Ledur; e a Professora e Doutora em Ciências Criminais, Simone Schroeder.

 

Você também pode contribuir para o Projeto

 

O Banco de Livros, em parceria com os demais Bancos Sociais da FIERGS instala espaços de leitura nas unidades prisionais do Rio Grande do Sul e capacita os servidores, que fazem o atendimento junto aos apenados e familiares. O Projeto Passaporte para o Futuro já entregou 104 espaços de leitura e mais de 205 mil livros.

 

Você também pode contribuir para o Projeto doando livros novos e usados, de 28 de outubro a 15 de novembro, na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. O Estande do Banco de Livros está localizado na Praça da Alfândega, entre o MARGS e o Memorial do Rio Grande do Sul, ao lado do Palco de Autógrafos. Os livros também podem ser doados durante todo o ano, na Sede do Banco de Livros e nos Estacionamentos Safe Park.