Voltar
Comunicação e Imprensa

Banco de Livros recebe doações na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre

n/d

 

O Banco de Livros, integrante da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS, participará de 28 de outubro a 15 de novembro, da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre, recebendo livros novos e usados, os quais beneficiarão centenas de entidades gaúchas. Mais de 2 milhões de livros já foram recebidos e doados através desta iniciativa, a qual é presidida, desde 2009, por Waldir da Silveira. O Banco de Livros também desenvolve 10 projetos distintos, com destaque para o Projeto Passaporte para o Futuro, que contará com o lançamento e Sessão de Autógrafos do quinto volume do Livro “Vozes de Um Tempo”, na Feira do Livro.

 

O Estande do Banco de Livros está localizado na Praça da Alfândega, entre o MARGS e o Memorial do Rio Grande do Sul, ao lado do Palco de Autógrafos. Uma equipe formada por colaboradores e voluntários recepcionarão o público, das 12h30 às 20h, recebendo as doações. A população também poderá doar exemplares no Estande do Banrisul, que contará com uma caixa coletora na Feira do Livros. Em todo o Estado, os Estacionamentos Safe Park também funcionarão como ponto de arrecadação de Livros.

 

O Banco de Livros é um dos 14 Bancos Sociais instituídos pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS, com o objetivo de zelar pela transformação de materiais oriundos de doações. Possui como missão “Promover a qualidade de vida com ações que transformem o desperdício em benefício social”. Se propõe a ser agente de implementação de ações educativas e culturais, que façam o conhecimento circular e chegar até as pessoas que não possuem acesso à leitura, proporcionando ao beneficiado informação e conhecimento, reduzindo, assim, as desigualdades sociais e culturais.

 

O Banco de Livros realiza a captação de livros, faz a triagem, a higienização, visitas técnicas, verifica necessidades quanto a infraestrutura e acervo das instituições, seleciona o acervo de acordo com o perfil do público-alvo atendido, organiza o espaço de leitura, e finalmente entrega as obras para circulação.

 

Mais de 2 milhões de exemplares, novos e usados já foram recebidos pelo Banco de Livros. Através das doações, o Banco formou salas de leitura e biblioteca em 1.500 instituições, tais como escolas infantis, presídios, bibliotecas comunitárias, unidades da Fase, postos de saúde, entre outros. Cerca de 85% das instituições beneficiadas também receberam dos Bancos Sociais da FIERGS computadores, mesas, cadeiras, estantes, tapetes, almofadas e cortinas para a montagem de espaços de leitura.

 

O Projeto “Passaporte para o Futuro”, realizado pelo Banco de Livros, em parceria com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) e o Balcão da Cidadania, instala espaços de leitura nas unidades prisionais do Rio Grande do Sul e capacita os servidores, que fazem o atendimento junto aos apenados e familiares. O Projeto já entregou 104 espaços de leitura e 205.624 livros.

 

A partir desse trabalho, os apenados obtiveram aumento nos índices de leitura, aprovações no ENEM Carcerário e produções de textos. Em parceria com a SUSEPE e o Balcão de Cidadania, o Banco de Livros lançará o quinto volume da obra “Vozes de um Tempo”, escrito por apenados e apenadas. A Sessão de autógrafos acontecerá no dia 8 de novembro, às 14h, no Espaço Jovem Petrobras, na Feira do Livro. O Projeto visa assegurar aos indivíduos em situação de privação de liberdade o acesso à informação e a literatura, ajudando o desenvolvimento da pessoa e preparo para exercício da cidadania.

 

 

Saiba mais sobre o nosso trabalho:

www.bancodelivros.org.br

facebook.com/Bancodelivrosrs

instagram.com/bancodelivrosrs/