Voltar
Comunicação e Imprensa

Banco de Livros recebe Prêmio Top Cidadania ABRH

n/d n/d

 

O Banco de Livros, projeto integrante da Fundação dos Bancos Sociais da FIERGS foi agraciado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS) em cerimônia realizada na noite de 24 de novembro, na Associação Leopoldina Juvenil. O case vencedor “Banco de Livros da FIERGS” recebeu o Prêmio Top Cidadania ABRH-Categoria Organização. Essa é a segunda vez que o Banco de Livros recebe a distinção.

 

O evento contou com a presença de empresários, autoridades municipais e estaduais e representantes da sociedade civil. Participaram da cerimônia e entrega da premiação o Superintendente Geral do Sistema FIERGS/CIERGS, Carlos Heitor Zuanazzi; o Diretor Superintendente da Fundação dos Bancos Sociais, Paulo Renê Bernhard; o Presidente do Banco de Livros, Waldir da Silveira; a Bibliotecária responsável pelo Banco de Livros, Neli Miotto; e a Relações Públicas dos Bancos Sociais, Paola Weiss Monti.

 

O prêmio Top Cidadania, criado em 2001, reconhece as ações sociais e de sustentabilidade realizadas pelas organizações na comunidade gaúcha, contribuindo para o incentivo dos investimentos sociais nas empresas do Estado. A distinção é dada pela ABRH-RS às empresas e instituições sem fins lucrativos que desenvolvem projetos que beneficiam o público interno (funcionários) ou externo (comunidade), estimulando a valorização de ações sociais e de sustentabilidade dentro de organizações, em sua cadeia produtiva ou na sociedade.

 

Saiba mais sobre o Case vencedor

O Banco de Livros foi criado no Conselho de Cidadania da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul-FIERGS, através do Projeto dos Bancos Sociais, com a premissa de dar destino digno a obras que estavam paradas ou já haviam cumprido seu papel social. Em onze anos de atuação, o Banco de Livros já doou 602.067 livros para 1.344 entidades beneficiadas.

 

Entrega às comunidades, materiais oriundos de doação de pessoas físicas, editoras, empresas, livrarias e monta espaços de leitura para creches, asilos, hospitais, presídios, associações, ongs e bibliotecas comunitárias. Possui uma estreita relação com as instituições às quais atende e tem por objetivo levar a leitura para comunidades onde o acesso ao livro é precário e/ou não existe.

 

Para o desenvolvimento dos projetos, o Banco de Livros faz captação de livros, triagem, higienização, contata às instituições, realiza visitas técnicas, planeja, monta o espaço de leitura da instituição e finalmente entrega as obras. Sua motivação diária é poder fortalecer comunidades para que consigam por si buscar recursos que possibilitem melhores condições de vida às pessoas atendidas.

 

Os projetos do Banco de Livros buscam levantar as características da comunidade, instituição atendida e perfil dos beneficiados, garantindo a assertividade no atendimento, sem nenhum tipo de discriminação. Todas as raças, cores e credos necessitam ser contemplados. Cada público possui necessidades diferenciadas, preferem um tipo de literatura, de autor e diferentes gêneros literários existentes.

 

Dentre os diversos projetos desenvolvidos, somente para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) já foram entregues 104 espaços de leitura dentro das unidades prisionais e mais de 200 mil livros foram doados. Os projetos desenvolvidos e os resultados atingidos ajudam a modificar realidades e a transformar histórias.