Voltar
Comunicação e Imprensa

Com ação de compartilhamento de livros, Trensurb comemora aniversário de biblioteca em Novo Hamburgo

n/d

 

Na tarde de sexta-feira (25), a Trensurb realiza mais uma ação do projeto Livros Livres, do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) – a biblioteca do metrô. A partir das 14h, mais de 300 exemplares serão deixados nos assentos de trens saindo das estações terminais Novo Hamburgo e Mercado, numa atividade que comemora o aniversário de três anos da unidade da biblioteca na Estação Novo Hamburgo. Diretor-presidente da empresa metroviária, Pedro Bisch Neto afirma que a criação de uma unidade adicional do EMLsT “caracteriza como a Trensurb busca se relacionar com seus passageiros, oferecendo opções que amenizem as viagens, ofereçam informação, tragam cultura, permitam que cada um descubra novas oportunidades e novas facetas do conhecimento. Portanto, estamos muito felizes com o fato de que, há três anos, estamos disponibilizando, em Novo Hamburgo, uma biblioteca para os nossos usuários”.  O projeto Livros Livres conta com a parceria do Banco de Livros da FIERGS, desde 2018.

 

A unidade hamburguense do Espaço Multicultural foi inaugurada em 26 de março de 2019, buscando ampliar o alcance das ações culturais e de democratização da leitura da Trensurb. A unidade original, por sua vez, foi aberta em 15 de dezembro de 2008, na plataforma da Estação Mercado. “Um ano após a inauguração da unidade Novo Hamburgo, fomos surpreendidos com a pandemia do novo coronavírus e tivemos que adiar os planos para esse espaço cultural”, afirma o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres. “Ao completar três anos de atividade, buscamos retomar essa ideia e, nessa perspectiva, na sexta-feira - assim como mensalmente -, teremos ações dos Livros Livres nas estações”.

 

Devido à pandemia, as unidades da biblioteca da Trensurb permaneceram fechadas entre março e outubro de 2020 e entre fevereiro e maio de 2021. Nesse período, entretanto, projetos foram criados ou adaptados para o meio digital. Foi o caso do Estação Cultural, que anteriormente contava com ações nas estações e, ao longo de 2020, passou a trazer lives com escritores, acadêmicos e artistas. Iniciado em outubro de 2020 e prosseguindo até outubro de 2021, o projeto Antologia Digital da Poesia Gaúcha trouxe, às redes sociais de Trensurb e do EMLsT e aos monitores do Canal Você – presentes em estações e trens – vídeos de poetas do estado declamando seus versos. Desde janeiro de 2022, o EMLsT também promove a Coletânea dos Artistas Gaúchos, que busca destacar a produção dos artistas visuais do estado com a divulgação mensal, nas redes sociais e no Canal Você, de obras de cada um dos participantes do projeto.

 

Desde a última reabertura do Espaço Multicultural, em 31 de maio de 2021, até o fim do mês passado, a biblioteca da Trensurb já realizou 1.023 empréstimos – média de 113,7 por mês –, sendo 386 na unidade em Novo Hamburgo – média de 42,9 por mês.

 

Livros Livres

O projeto Livros Livres foi lançado originalmente pela empresa em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, com a parceria do Banco de Livros, integrante da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual, que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens. Em função da pandemia, havia sido interrompido em março de 2020. Após uma edição especial em janeiro de 2021, foi retomado em outubro do ano passado. A proposta do projeto é incentivar a leitura e divulgar os serviços do Espaço Multicultural.

 

Uma biblioteca no metrô

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do EMLsT conta com 8,8 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis para os 7,5 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.